Crítica de Top Gun Maverick
- mindinmaia
- 24 de mai. de 2022
- 3 min de leitura

Emocionante, empolgante, nostalgia, imperdível!
São algumas palavras que com toda certeza descrevem bem o longa Top Gun Maverick.
Continuando a jornada de Pate Maverick Mitchel pela marinha dos Estados Unidos, interpretado décadas depois, e com cerca de 2 anos de atraso para sua estreia devido a pandemia, pelo mesmo protagonista Tom Cruise.

Iniciada em 1986, em Top Gun Ases Indomáveis. Finalmente estreia no dia 26/05/2022 no Brasil, Top Gun Maverick.
Quase 36 anos depois, pela ótica do diretor Joseph Kosinski,e com o próprio Tom Cruise cooperando na produção do longa, foca na continuação da jornada de Maverick pela Marinha Americana. Agora não mais na escola de pilotos da marinha, o diretor conseguiu de forma quase nostálgica, reviver a emoção contida no primeiro filme da série.
Com trilha sonora levando o espectador aos anos 80, e uma sonoplastia impecável, dando a sensação de que realmente estamos vivenciando o ambiente de uma base aérea.
Nos primeiro minutos do filme, trás a sensação de quase um “remake” de Ases Indomáveis. Porém, logo a filmografia nos trás a dias presentes, sem perder a originalidade, sem “fuga ao tema” que envolve toda a obra.

Dar continuidade a um grande sucesso do cinema, já é uma grande responsabilidade e uma missão bem desafiadora. Agora adicione mais de 30 anos de espera, e tendo que agradar um público que pegou Top Gun Ases Indomáveis em seu hype, na década de 80. E uma nova geração, que talvez só o conheça seu título, mas que nunca parou para assisti-lo.

Pois essa missão dada, foi muito bem executada por todo o “back office” do filme. A Fotografia remetendo a 1986, sem ter aquela aparência de filmografia do passado. A trilha sonora é um caso à parte. Mesmo com novas trilhas, composta por Lady Gaga, por exemplo, o que trás aquele sentimento de pertencimento, de continuidade ao longa são os clássicos dos anos 80. Quase como se a produção não quisesse ousar muito, e na minha opinião foi uma ótima escolha.
A sonoplastia, ruídos, detalhes sonoros das aeronaves é algo muito “vivo”, principalmente para quem assistir no cinema.

O filme trás um sentimento de continuidade. Sem invenções, trazendo, novamente, a ideia de que você está realmente acompanhando a carreira de Maverick até os dias atuais, remetido no longa.
Se você ainda não assistiu Ases indomáveis, não se preocupe; Dificilmente vai se sentir perdido em Top Gun Maverick.
Porém, se você já assistiu, ou pretende assistir Top Gun Ases Indomáveis antes de assistir essa continuação, vai ter uma conexão com o longa. E se você viu Ases indomáveis no cinema, se deslumbrou também com o sucesso da trilha sonora na década de 80, esse sim, vai ter o mesmo sentimento, nostálgico, e incrível que o filme proporciona. Você não vai conseguir desgrudar os olhos da tela em vários momentos, assim com também vai se emocionar em muitas partes.

Um filme excelente! Que mesmo sem ousar. Talvez por trazer uma continuidade de um clássico dos cinemas, décadas após, com atrasos e expectativas em alta, Top Gun Maverick é um filme que não decepcionará o espectador. Seja amante ou não da aviação, seja amante ou não de Top Gun Ases Indomáveis, este filme vai te surpreender positivamente, assim como me surpreendeu, levando o expectador à diversas emoções em seus mais de 120 minutos.
Nesta nova missão, temos Jennifer Connelly (Penny Benjamin), Miles Teller(Bradley Bradshaw), Monica Barbaro(Phoenix), Glen Powell(Hangman), Lewis Pullman(Bob), além de Vil Kilmer (Tom Kazanski), Ed Harris (Contra Almirante), Jon Hamm(Vice Almirante), entre outros.
Estreia dia 26/05/2022
Indicação: 12 anos.
★★★★★ 5/5
Komentar