Crítica de Super Mário Bros - O Filme
- mindinmaia
- 4 de abr. de 2023
- 3 min de leitura

Super Mario Bros - O Filme, é uma adaptação de um dos maiores jogos criados pela Nintendo, que teve seu auge no final dos anos 80, e com a sua continuação no início dos anos 90, se consolidando como um dos jogos mais icônicos de toda a história dos videogames.
Classificado como Aventura/Comédia, a animação terá sua estreia em 6 de abril de 2023 (Brasil), com a Universal e a própria Nintendo como produtoras, e um grande apoio da Tele Cine aqui no brasil, a obra conta a história de Mario. Que é um encanador junto com seu irmão Luigi. E um belo dia, eles vão parar no reino dos cogumelos, governado pela Princesa Peach, mas ameaçado pelo rei dos Koopas, que faz de tudo para conseguir reinar em todos os lugares.

Antes de entrar de fato no filme, vou tentar levar você, leitor ao universo de Mário.
O primeiro jogo de Mario no console Nintendo e 8-bits foi o jogo original Super Mario Bros, lançado em 1985. No jogo, os jogadores controlam Mario, um encanador que deve navegar por vários níveis cheios de obstáculos e inimigos para resgatar a Princesa Toadstool do malvado Bowser. O jogo foi inovador para a época, apresentando mecânicas de jogo inovadoras, como saltos e power-ups, e se tornou um dos videogames mais populares e influentes de todos os tempos. Super Mario Bros. também foi o primeiro jogo da série Mario, que desde então se tornou uma das franquias mais icônicas e amadas da indústria de videogames.
Agora conhecendo de forma resumida um pouco do universo da franquia Mario, entendendo que muitos até conhecem o game e sua popularidade, mas que talvez não entenda bem, ou não tenha vivido, como esse game foi importante, não só aqui no Brasil, como no mundo.

Logo a expectativa para esse filme era alta. Verdade que Mario Bros já teve sua série em desenho animado, diversos outros games e aventuras para diversas plataformas. E também é um Filme live action, denominado Super Mario Bros em 1993.
Porém, há pouco tempo tivemos a continuação do longa do Sonic (Sonic 2 , que tem crítica aqui o site), onde o Mega Drive da Sega e o Super Nintendo da Nintendo, eram inimigos declarados um do outro, disputando sempre o consumidor e o mercado de jogos e consoles mundiais dentre o final de 80 e início de 90, principalmente.
A franquia cinematográfica do Sonic, mescla o porco espinho azul e mascote da Sega em um universo mais voltado para a “realidade” e convivência com humanos, com suas vantagens e desvantagens, mas que tem conquistado seu público.

A Nintendo precisa acertar com a “repaginada” da franquia Super Mario Bros, O Filme.
Passando a quilômetros de distância do conceito cinematográfico criado para Sonic. Mario é concebido 100% em animação, o que aproxima mais do universo dos games. E com um bom gosto de enredo e história, a animação consegue prender não só quem conhece o universo dos games da franquia, mas também quem levar seus filhos não vai se arrepender.
A história em si, não foge da história dos games. Porém, o enredo adiciona elementos que leva os fãs de games entrarem em êxtase.

Primeiro, de forma brilhante consegue unir o universo de Mario com o universo de um dos games mais aclamados da Nintendo, chamado Donkey Kong. De forma simples, sem forçar barra ou inventar a roda, você também tem no mesmo filme, na mesma aventura dois dos grandes clássicos do console Super Nintendo.
Como se não bastasse, conseguem incluir outro modal dos games de Mario, que é o Mario Kart. Por ser um pouco mais recente, e ter um viés competitivo e dinâmico de corridas de kart de um forma bem convidativa, é um dos games mais bem aceitos da franquia Mario e tem versões até hoje, em consoles mais modernos.

Com gráficos incríveis, bastante coeso com a obra e os games, diálogos bem humorados, trazendo personagens clássicos das duas franquias (DK e Mario), além de um trilha sonora que remete bem a época com Bonnie Tyler, A-ha e AC/DC.
O longa acertou em tudo. O filme tem cerca de 90 minutos, mas poderia facilmente durar o dobro, que mesmo assim teria uma excelente aceitação.
Filme divertido, nostálgico, empolgante e para todas as idades. Difícil será você assistir a esta obra prima da animação e não querer jogar qualquer jogo da franquia, principalmente os clássicos.
★★★★★ 5/5
Comments