Crítica de Os Três Mosqueteiros: D'Artagnan
- mindinmaia
- 19 de abr. de 2023
- 2 min de leitura

Os Três Mosqueteiros: D'Artagnan, que iria se chamar Os Três Mosqueteiros: Milady, narra o romance histórico escrito pelo francês Alexandre Dumas em 1844.
Este livro conta a história de um jovem de 20 anos, proveniente da Gasconha, D'Artagnan, que vai a Paris buscando se tornar membro do corpo de elite dos guardas do rei, os mosqueteiros do Rei. Chegando lá, após acontecimentos similares, ele conhece três mosqueteiros chamados "os inseparáveis": Athos, Porthos e Aramis.
A história em si, não é novidade. Já foi retratada em filmes e até vários desenhos animados ao longo do tempo.
A nova versão cinematográfica, pela ótica do diretor Martin Bourboulon, traz em seu elenco Eva Green (como Milady de Winter) e Vincent Cassel(como Athos).

O romance com boas aventuras, trás diálogos bem humorados, alem de uma certa sensação de que D' Artagnan (François Civil) é alguém bem seguro de suas habilidades e que não nega um bom duelo, sem se importar em saber quem é que está do outro lado para tal luta mortal.
Com cenários e locais belíssimos. O figurino e detalhes de época chamam bastante atenção na obra. Diria que é um dos pontos altos do filme.
Apesar de estarmos em pleno século XV, não explora cenas de nudez e sexualidade, como é comum em filmes medievais.
Batalhas bem elaboradas, mas longe de serem sangrentas e carniceiras, deixando uma boa pedida para um bom filme em família.

Este primeiro longa sobre o tema neste século, deixa implícito que honra e confiança é algo para poucos. E isso é uma premissa entre os Mosqueteiros do Rei Luís XIII, onde guerras religiosas eram mais proeminentes que guerras por territórios.
Os sarcasmos, além da habilidade, torna o grupo de Mosqueteiros do Rei como, praticamente, os guardas de elite e total confiança da família monarca.
O filme acrescenta algo de novo ? Não percebi. Mas longe de ser um fator que estrague o longa. É filme belíssimo, figurinos e cenário dignos de levar premiações, deixando explícito sua continuação muito em breve.
★★★★☆ 4/5
Comments