Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder - Episódio 3
- mindinmaia
- 9 de set. de 2022
- 4 min de leitura

Neste terceiro episódio, começamos a observar os “Plot twist” tomando forma, condizente com a narrativa e os acontecimentos na obra de Tolkien.
Personagens importantes foram mostrados, aguçando ainda mais os anseios de quem é fã da obra tolkieniana em busca de como será mostrado e “eternizados” pela ótica do seus criadores Patrick McKay, J.D. Payne, assim como Peter Jackson deu forma a personagens, linhas de acontecimentos e sua visão sobre a obra.
Mesmo com críticas positivas e negativas, muitas delas sem fundamento, por boa parte delas serem críticas vista do ponto de vista de quem apenas assistiu o filme, ou folheou algumas poucas páginas, achando que "Ausências de evidências é evidência de ausência".
Deixando as críticas, na minha opinião muito dura e pequena, frente a grandiosidade da obra da série, lembrando que quando os filmes da trilogia saíram, também foram muitas vezes criticados e hoje, servem de "referência" para muitas críticas…

Primeiro, me chamou atenção o belíssimo figurino e a cidade de Númenor (Uma grande ilha ou continente situada nos Grandes Mares a oeste da Terra Média, o principal cenário dos escritos do autor, e era conhecida por ser o maior reino dos Homens) como um todo.
Sei que alguns desses figurinos e principalmente a entrada de Númenor, já era de conhecimento público, pois já havia aparecido em trailers, divulgados ao longo do tempo, até a estreia da temporada. Porém, olhando o contexto, a expressão e narrativa da própria Galadriel, quando está entrando na Ilha, sobre Númenor e sua grandiosidade, impressiona, e nos mostra como os Homens de Númenor eram evoluídos, privilegiados pelos Valar.

Em um salão, onde a Galadriel relata que pode ter sido construído pelo Elros, a mesma procura informações sobre a imagem/símbolo, que remete a Mordor. À um quadro belíssimo, onde retrata Elrond e Elros, cada um se “despedindo" do outro e partindo para locais distintos a partir das suas escolhas. Há três mulheres Loiras, não tenho muita certeza, mas talvez uma delas seja Gadriel, principalmente se for a de braços cruzados, ao lado de Elrond.

Para quem não conhece ou não lembra, Elros e Elrond eram Peredhil (Meio-elfos) e somente nesses dois permaneceu a linha de chefes heroicos dos Homens na Primeira Era, os Valar deram a Elrond e Elros a escolha de a qual família eles pertenceriam. Elros escolheu viver como membro dos homens e, como tal, foi concedido um grande período de vida. Eönwë (arauto de Manwë) veio entre os humanos fiéis e os ensinou e deu-lhes sabedoria, poder e uma vida mais longa do que qualquer outro da raça mortal, mas nenhum dos homens elevados jamais atingiu a idade de Elros. Além disso, uma grande terra foi feita para eles; não faz parte da Terra-Média, mas não está totalmente separada dela. Esta terra era Númenor, e Elros foi seu primeiro rei.
Outros personagens que são muito importantes é Isildur. Muitos vão lembrar deles nas primeiras cenas da trilogia de Peter Jackson, onde é ele que corta o Um Anel da mão de Sauron, mas ao invés de destruí-lo, é dominado pela cobiça (coisa de numenorianos) e não o faz, na frente de Elrond.
Já começamos a observar que há uma divisão "política religiosa” em Númenor, onde muitos são contra os Elfos e Valar e à favor do rei sua linha de pensamento (Veremos nos próximos episódios mais claramente.)
O Estranho, continua sendo “estranho”, porém mais amigável e social frente aos pés peludos, porém, pelos acontecimentos ele não é Sauron, não tem como, que no andar da lógica temporal, já deve estar em Númenor. E sobre ser uns dos cinco magos, pode ser mais provável, mas ainda contra a forma que eles chegam a terra média, conforme os livros. Porém, pela “licença poética”, quem sabe os diretores, produtores e roteiristas não queiram chocar com a chegada dos magos desta forma meteórica.

Uma das cenas curiosas no final do episódio é Galadriel sendo irônica com Halbrand, questionando como ele irá “buscar a paz” atrás das grades em Númenor. Ela sabe que ele não é um simples Homem, e sim alguém importante em suas terras no sul da Terra Média. Helbrand por algum motivo não admite. Mas Galadriel acaba mostrando a ele que se no passado sua família foi destruída por suas escolhas e alianças com o Mal e ele pode ser o Rei que reunirá seu povo ou tribo, para lutar contra Sauron e defender suas terras.
Algumas teorias afirmam que ele seja o pai de Theo e esposo de Bronwyn, que abandonou a família. Faz um pouco de sentido, já que aquela tribo de homens era aliada de Melkor e Sauron no passado, e que hoje vive sem um líder ou rei, seja pela morte ou fuga de sua linhagem real daquele lado do mundo. Porém, é difícil acreditar que um homem que relata sua tristeza, após perder sua linhagem familiar, abandone justamente a sua. Logo, essa teoria cai por terra na minha opinião.
Mas, sinceramente, não me recordo deste personagem nos livros de Tolkien. Talvez por ser um iniciante nas leituras, tenha passado despercebido pelos que já li, ou não tenha chegado ainda em suas marcas ou de sua família na história da terra média.

E o último personagem que chama atenção é Adar. É um Elfo, um Orque, quem é ele e qual o papel dele nos planos de domínio de Sauron?
Também não recordo de Adar na obra tolkieniana, mas vejo rumores que tanto Adar quanto Helbrand são personagens criados por J.D. Payne and Patrick McKay para “abrilhantar” sua ótica sobre a segunda era da obra de Tolkien.
É sabido que há espaço dado aos diretores e roteiristas para criação e que tudo é chancelado por um crivo de especialistas e detentores dos direitos vendidos à Amazon para criação da série. Mas há uma “peneira” e não será qualquer criação que será aprovada.
Só nos resta aguardar.
Por isso, confira, abaixo, o calendário de estreia de todos os capítulos de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder:
● Episódios 1 e 2: 1 de setembro às 22h ★★★★☆ 4/5
● Episódio 3: 9 de setembro à 1h ★★★★★ 5/5
● Episódio 4: 16 de setembro à 1h
● Episódio 5: 23 de setembro à 1h
● Episódio 6: 30 de setembro à 1h
● Episódio 7: 7 de outubro à 1h
● Episódio 8: 14 de outubro à 1h
Комментарии