top of page
  • TikTok
  • Twitter
  • Branca ícone do YouTube
  • Instagram

Resenha de Jantar Secreto

  • mindinmaia
  • 10 de out. de 2023
  • 2 min de leitura

ree

Quem está com fome?


Jantar Secreto é uma das obras do renomado escritor e roteirista carioca Raphael Montes, autor de um total de 9 livros, entre os quais se destacam Suicidas e Bom Dia, Verônica, que inspirou a popular série homônima da Netflix.


Publicado em 2016, Jantar Secreto possui 360 páginas e é uma leitura que evoca sentimentos de fascinação e repulsa do início ao fim, desafiando até mesmo os leitores mais resistentes a cenas fortes. Em sua versão física do livro, publicada pela editora Companhia das Letras, com o tamanho de 21x14 cm, temos um livro que pode ser um verdadeiro teste para aqueles com estômagos mais sensíveis, e em breve será adaptado para o cinema.


ree

O livro apresenta uma narrativa peculiar, começando com o depoimento do narrador à polícia, no qual ele confessa o crime cometido por ele e outros quatro amigos na cidade maravilhosa. A história gira em torno de Dante, Miguel, Hugo, Leitão e Cora, todos sonhando em deixar o interior para se estabelecer na cidade grande em busca de seus objetivos. No qual, logo percebem os desafios do alto custo de vida na metrópole, especialmente para jovens sem formação universitária ou mesmo para aqueles que a possuem, pois o mercado de trabalho não é favorável para recém-formados. Diante dessa situação, um deles propõe a ideia de organizar jantares exclusivos de “ carne de gaivota”, para a elite carioca como uma forma de arrecadar o dinheiro necessário para continuar na cidade. No entanto, a ganância de Leitão, movida por uma charada inocente de Dante durante um momento descontraído, desencadeia uma série de eventos que resultam em reviravoltas na trama.


O livro apresenta personagens deliberadamente caricatos, levando-nos a questionar qual a linha que nos separa deles. A obra convida o leitor, muitas vezes de forma inconsciente, a fazer julgamentos morais sobre as ações dos protagonistas, de modo que as respostas a esses questionamentos vão ficando cada vez mais absurdas com o desenvolvimento da história. Até onde a moral humana pode ser esticada em nome do dinheiro? Qual é o preço de uma vida? Quem vale mais ?


ree

A narrativa explora de maneira profunda temas como lealdade, ética, dilemas morais e os limites da soberba e empatia humana. À medida que as páginas avançam, segredos cada vez mais perturbadores vêm à tona, forçando os personagens a enfrentar as consequências de suas escolhas, o que torna cada vez mais complicado de criar simpática por todos os envolvidos.


Com certeza é um mergulho profundo no lado mais obscuro da natureza humana, mantendo os leitores envolvidos do começo ao fim. O livro é carregado por um humor sombrio que te levará ao limite da curiosidade, que fará você se questionar o motivo do porquê ainda não se tornou vegano. Jantar Secreto é verdadeiramente uma imersão profunda no lado mais sombrio da natureza humana, mantendo os leitores cativados desde a primeira página. Você será envolvido por um turbilhão de emoções, incluindo angústia, repulsa, raiva e terror, à medida que a história se desenrola.


★★★★★ 5/5

Comentários


Envie-nos seu feedback
Avalie-nosRuimJustoBomMuito bomExcelenteAvalie-nos

Obrigado pelo envio!

bottom of page